quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Família Salesiana celebra o Dia de Dom Bosco


“Pai e Mestre da Juventude”

As comunidades salesianas de todo o mundo celebraram neste dia 31, o Dia de Dom Bosco. No dia 31 de janeiro de 1888, o Pai e Mestre da Juventude nasceu para a vida eterna, deixando um legado educativo que se reflete nas 114 unidades da Rede Salesiana de Escolas e em muitas outras obras espalhadas pelo mundo.

João Melchior Bosco nasceu num povoado perto de Turim, no norte da Itália, em 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo, antes de completar dois anos, e cresceu, em companhia de dois irmãos, vivendo as dificuldades do campo em tempos de seca. Tudo foi enfrentado com muita determinação por uma figura de referência em sua vida: a sua mãe, Margarida Occhiena.

Aos 5 anos, João pensava que a missão de sua vida seria reunir os meninos para ensinar-lhes o catecismo. Aos 9 anos, teve o primeiro dos famosos sonhos de sua trajetória, muitos deles considerados mensagens divinas. No sonho, uma multidão de meninos brincava nos arredores da casa de João e alguns deles blasfemavam. Ao ouvir as ofensas, João se lançou contra eles, com socos e palavras, tentando fazê-los calar. Nesse momento, um homem com o rosto iluminado surgiu e recomendou: “Não com pancadas, mas com a mansidão e a caridade deverá ganhar esses seus amigos”.

A mensagem apontou o método, a missão e o futuro. Em 1846, Dom Bosco fundou o Oratório de Valdocco, reunindo jovens que vagavam pelas ruas. Colocado sob proteção de São Francisco de Sales, o oratório deu origem à vasta Família Salesiana, que começou com a fundação da sociedade dos salesianos, em 1859, e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em 1872.

A pedagogia de Dom Bosco, o Sistema Preventivo, baseado no amor, na razão e na religião, até hoje é um método inovador. A educação salesiana apresenta os valores e habilidades para lidar com a vida, sem abrir mão da alegria típica das aulas de Dom Bosco.


O Pai e Mestre da Juventude sonhou com a cidade de Brasília bem antes de sua construção. Citou, inclusive, a localização geográfica exata da capital. Mais do que uma cidade, Dom Bosco anteviu um mundo melhor. Atualmente, milhares de pessoas, nas obras salesianas de todos os continentes, inspiram-se nesse sonho.



Fonte: RSE Informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário